quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Festival Thaipusam - Malásia

Recebi este postal há uns meses depois de ter feito uma troca com a Bei Hao. 
Thaipusam é o festival hindu celebrado pela comunidade tâmil da Índia, Malásia e Singapura,  durante a lua cheia no mês tâmil de Thai (janeiro/fevereiro). O postal mostra parte do Festival Thaipusam que na Malásia se realiza no Templo das Grutas Batu e em Penang. 
Todos aqueles que desejam pedir um favor futuro, cumprir um voto em troca de um favor concedido, ou  arrepender-se dos seus pecados passados, irão participar neste festival.

A procissão para as grutas começa no Templo Sri Mahamariamman, Kuala Lumpur no coração da cidade e prossegue durante uns 15 km até chegar às cavernas. É uma caminhada de cerca de 8 horas à qual se junta a subida dos 272 degraus até ao topo do templo. 
Os devotos carregam recipientes com leite para oferecer ao Senhor Murugan à mão ou em portadores decorados enormes em seus ombros chamados 'kavadi'. 
O festival é marcado pelo ritmo dos percussionistas que levam os participantes a atingirem um estado de transe. O ritmo aumenta bem como a velocidade da dança, para depois reduzir lentamente. Este espectáculo masoquista não é o mais apropriado para as pessoas mais sensíveis. Homens e mulheres perfuram os seus corpos e penduram limões e maçãs em ganchos espetados nos corpos e dançam num estado de transe até chegarem à escadaria que leva à entrada principal do templo. Há devotos que carregam pesadas estruturas ornamentadas, subindo os cerca de 272 degraus para o templo, enquanto outras centenas, furam a língua, bochechas, queixo, e costas com ganchos e ferros. 
Alguns caminham calmamente e recitam orações, outros entram num estado de transe religioso, cantando e dançando enquanto os apoiantes os puxam por longas cordas presas a ganchos espetados nas suas costas. Kavadi Attam é o nome desta dança celebrada durante a cerimónia dedicada a Murugan, o Deus da Guerra da comunidade Tamil. O Kavadi é uma penitência física através da qual os devotos imploram ajuda a Murugan. Os hindus fazem um voto para oferecer a Kavadi ao seu Deus afim de evitarem uma grande calamidade. Por exemplo se o filho do devoto tem uma doença fatal, ele reza a Shanmuga para garantir a cura do seu filho em troca do seu sacrifício. - in: http://www.radiomonsanto.pt/detalhe-noticia.php?id=330

Sem comentários: