sábado, 29 de julho de 2023

Parque Ibirapuera - Brasil

Continuo com postais de do Brasil. Estes são todos do Parque Ibirapuera em São Paulo. Os postais chegaram em diferentes alturas e foram enviados pela Paula, pela Déa, pela Ilona e pela Luzia. 

O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade.

 O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do Parque quando a área era alagadiça com solo de várzea. Na luta contra a humidade, Manuel Lopes de Oliveira, um funcionário da Prefeitura na década de 1920 começou a plantar árvores na região. 

 BR-61696, enviado pela Ilona.
O parque tem uma área de 1.6 milhão de metros quadrados. O projecto arquitectónico é de Oscar Niemeyer e o  paisagístico de Roberto Burle Marx. 
O parque conta com três lagos artificiais, uma ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a corridas, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. 

Oferece múltiplas opções culturais, exibições artísticas, desportos e lazer. Abriga entre várias instituições o Pavilhão da Bienal, o Planetário, o MAM - Museu de Arte Moderna, o Museu Afro, e a OCA, hoje pavilhão de exposições. Na entrada do parque temos o monumento às Bandeiras, do escultor Victor Brecheret, que trabalhou na obra durante 30 anos, a Assembleia Legislativa e o Obelisco com 72 metros de altura.
 
O Monumento às Bandeiras é uma obra em homenagem aos Bandeirantes, que exploraram os sertões durante os séculos XVII e XVIII. Foi inaugurada no ano de 1953, fazendo parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.

O Obelisco é um monumento funerário, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. A sua construção foi iniciada em 1947 e concluída em 1970. Guarda os corpos de 4 estudantes mortos durante a Revolução de 1932, e de outros 713 ex-combatentes.

Sem comentários: