segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Festa do Colete Encarnado

A semana passada a Leninha enviou-me um postal a informar da sua mudança de endereço de Rio Maior para Vila Franca de Xira. Diz ela que por Vila Franca só encontra postais de touros e touradas! Não admira, apesar dos acidentes que acontecem todos os anos, os touros e touradas fazem parte da tradição da cidade. 
Ao postal enviado por ela, junto um outro que a Sónia me enviou há uns anos, também relacionado com a Festa do Colete Encarnado.

Edição da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
A Festa do Colete Encarnado surgiu em 1932 por iniciativa do agrário José Van-Zeler Pereira Palha, que juntou os vários ingredientes das festas do campo tais como o homem, o toiro e o cavalo, para assim homenagear o campino e angariar fundos para os Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira.
O Colete Encarnado comemora-se no primeiro fim de semana de Julho e traz à cidade de Vila Franca de Xira, todos os anos, milhares de aficionados e turistas, seja pelas festas que há pela cidade, fandango, bailes, concertos ou largadas de touros.

© @nher
Diz a Sónia que durante a festa, as crianças se vestem de campinos para acompanhar os país ou avós, os campinos genuínos, durante os desfiles etnográficos.

Sem comentários: