domingo, 4 de outubro de 2015

Monthly Favorite Surprise RR * Setembro '15

Hoje à tarde já estive a escolher e escrever postais para o RR deste mês. Enquanto os postais de Outubro não chegam, aqui ficam os de Setembro. Vieram da Rússia, da Lituânia, da Holanda e da Áustria. 

Este RR teria valido a pena só por este postal enviado pela Anna. Não que os outros não sejam bonitos ou interessantes, mas este é verdadeiramente especial, não só por ser bonito mas especialmente por ser do último local UNESCO da Rússia que me faltava. O Complexo Arqueológico e Histórico de Bolgar foi classificado como Património Mundial da Humanidade o ano passado.
Este local situa-se nas margens do rio Volga, a sul da sua confluência com o rio Kama, e a sul de Kazan. Aqui encontram-se o que resta da cidade medieval de Bolgar, um povoado do estado da Bulgária do Volga, que existiu entre os séculos VII e XV e foi a primeira capital da Horda de Ouro, no século XIII.
Bolgar representa os intercâmbios culturais e transformações históricas da Eurásia ao longo de vários séculos que desempenharam um papel fundamental na formação das civilizações, costumes e tradições culturais. A propriedade fornece a evidência notável de continuidade histórica e da diversidade cultural. É um lembrete simbólico da aceitação do Islão pelos búlgaros do Volga e continua a ser um destino de peregrinação sagrado para os muçulmanos tártaros.

Foto: © Antanas Varanka
No RR de Agosto recebi um postal de Vilnius com algumas das igrejas da cidade e em Setembro a Ieva enviou este postal com a Igreja de São João, uma das que esteva nesse outro postal. Esta foi uma das igrejas que não visitei.
O nome completo desta igreja é  Igreja de São João Batista e São João Evangelista. Juntamente com o campanário, faz parte da Universidade de Vilnius.
A construção desta igreja durou quase 40 anos e foi concluída em 1426. Naquela época era um edifício gótico. Em 1571 a igreja foi transferida para a Ordem dos Jesuítas e tornou-se uma parte do complexo universitário. 
Além de missas, a igreja também testemunhou protestos estudantis, espectáculos de teatro e cerimónias de boas-vindas para a reis. Nos tempos soviéticos, foi transformada num armazém e mais tarde, o Museu da Universidade foi criado aqui. 
Hoje em dia funciona outra vez como igreja. O Papa João Paulo II visitou-a em 1993.
O campanário com 68 metros de altura, é um dos edifícios mais altos da parte antiga da cidade.
A fachada actual foi projectada no século XVIII pelo arquitecto barroco mais conhecido de Vilnius Johan Christoph Glaubitz. 

© Uitgeverij van der Meulen bv Sneek
A Nanda enviou este postal com o farol de Noordwijk. O actual farol data de 1921, mas no mesmo local já existiu um farol de madeira construído no século XIX. A torre tem 6 andares e uma escadaria com 108 degraus, no entanto não é possível subir à torre.

www.tkv.at
E da Áustria chegou este postal do Tirol enviado pela Gudrun.
A bela província austríaca do Tirol é uma das melhores áreas de esqui no inverno. No verão, oferece trilhos para caminhadas fantásticos e vistas deslumbrantes de lagos e vales. Além disso, tiroleses amam as suas tradições e alimentos. É um óptimo lugar para apreciar a cultura austríaca.

Sem comentários: