segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Fontana di Trevi - Roma

Depois de uns quantos postais franceses, agora tenho uns poucos de Itália. E começo pela capital italiana com estes postais da Fonte de Trevi. Os dois primeiros foram comprados por mim quando visitei a cidade há 5 anos e o 3º foi enviado pela Paula em Julho passado. 

A construção da maior fonte barroca de Roma iniciou-se em 1732 e terminou em 1762. 
O monumento, cuja água é fornecida por um dos mais antigos aquedutos romanos, o "Acqua Virgine", tem cerca de 26 metros de altura e 20 de largura. No centro da fonte está a estátua do deus Neptuno, representado sobre um carro em forma de concha e puxado por dois cavalos marinhos. 

Algo que todos os turistas fazem ao visitar a fonte, eu também fiz, é atirar moedas para a água. Diz-se que se se atirar uma moeda, vamos voltar a Roma, se se atirarem duas talvez encontremos um amor italiano e ao atirar três, é suposto que os sinos do casamento toquem em breve. 

© Copyright by Plurigraf - Narni (Tr) Italy
Este fonte é conhecida em todo o mundo e para isso pode ter contribuído a cena mais conhecida do filme do realizador Federico Fellini "La Dolce Vita": uma provocante Anita Ekberg envolta num longo vestido de noite preto chama por Marcello Mastroianni, "Marcello, anda cá! ", enquanto caminha nas águas da fonte.

Sem comentários: