terça-feira, 17 de novembro de 2015

Giverny - França

A Ara andou a passear pela Normandia e para além do postal do Monte Saint Michel, enviou-me também este de Giverny, uma aldeia a 75 kms de Paris, famosa por lá se encontrar a casa de Claude Monet (1840-1926), um dos pintores mais importantes da arte impressionista. Boa parte da sua vida foi passada na pequena Giverny, cercado de flores, que foram retratadas em muitas de suas obras.

dmtrphotos.com * photos © didier piquer
Giverny ganhou fama em 1883, quando o pintor Claude Monet descobriu a aldeia, olhando pela janela de um comboio. Monet estusiasmou-se com o local e encontrou uma grande casa com horta e pomar para alugar. 
Na época, havia cerca de 300 habitantes em Giverny, a maioria deles agricultores, e algumas famílias de classe média.
Em 1890 tornou-se dono da casa e dos jardins e transformou-os completamente. Na frente da casa encontra-se o Clos Normand, um jardim cheio de flores, (100, 000 plantas substituídas a cada ano e 100, 000 plantas perenes), do outro lado da estrada tinha um lago com nenúfares. Para alcançar seu objectivo, ele não hesitou e desviou um ramo do rio Epte.
No início de sua estadia em Giverny, Monet encontrava inspiração na paisagem circundante mas ao longo do tempo foi-se limitando ao seu jardim de água, retratado incansavelmente, a ponte japonesa e os nenúfares.
A partir de 1887 vários pintores estrangeiros, principalmente americanos estabeleceram-se em Giverny. No entanto isto parece ter sido uma obra do acaso e não teve a ver com a presença de Monet, uma vez que eles desconheciam esse facto. Os pintores Sargent, Metcalf, Ritter, Taylor, Wendel, Robinson, Bruce e Breck foram os primeiros a chegar.
Durante trinta anos, cerca de cem artistas viveram em Giverny, embora eles não tenham tido muito contacto com Monet, que considerava a presença deles um incómodo. 
Monet morreu no dia 5 de Dezembro de 1926 e foi enterrado no jazigo da família, perto da igreja da vila.

Sem comentários: