terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Crespi d'Adda - Itália

No Verão passado o Óscar foi dar uma voltinha pelo norte de Itália e aproveitou para visitar uns quantos locais UNESCO. O norte de Itália também está na minha lista e na mira estão, obviamente, vários locais UNESCO.
Crespi d'Adda foi um dos locais que o Óscar visitar e segundo ele é um local bem interessante. Entrou para a lista do Património Mundial em 1995. O primeiro postal foi enviado por ele, o 2º pela Marie. 

Crespi d'Adda é uma vila de operários na Província de Bergamo. É, com certeza, o exemplo mais interessante do fenômeno dos bairros operários na Itália e um dos mais completos e originais do mundo. Encontra-se perfeitamente conservado, especialmente o seu esquema urbano e sua aparência arquitetónica.  
Actualmente a vila é habitada por uma comunidade, na sua maioria, formada por descendentes dos trabalhadores originais. A fábrica fechou em 2004, sendo, na grande parte do tempo em que ficou aberta, produtora de telas de algodão.

A fábrica e o bairro foram construídos no último quarto do século XIX pela Família Crespi (industriais têxteis), que escolheram as margens do rio Adda, na Lombardia, como lugar de construção da sua fábrica têxtil, durante o primeiro período de industrialização na Itália.

Ed. Mariani Manenti Priv. Nº1
A fundação começou em 1878 tendo como responsável Cristoforo Benigno Crespi, durante a época em que os industriais letrados, proprietários e filantropos, inspirados pela doutrina social, desejavam satisfazer as necessidades de seus empregados e suas famílias, cuidando de suas vidas dentro e fora da fábrica. A ideia era proporcionar a todos os trabalhadores uma casa pequena com um jardim de hortaliças e proporcionar todos os serviços necessários para suas vidas: igreja, escola, cemitério, hospital, campo de desporto, centro comunitário, teatro, casas de banho públicas, quartéis de bombeiros e outras estruturas comunitárias.
Este experimento de paternalismo empresarial decaiu no final dos anos 1920 com a bancarrota dos proprietários e como resultado da transformação da paisagem industrial que aconteceu no Século XX, como por exemplo a mão de obra e outros materiais estrangeiros e mais baratos, melhoria nos transportes, geração de energia em grande escala, aspirações sociais maiores da comunidade local e a produtividade aumentada de países anteriormente subdesenvolvidos. - in: wikipédia

Sem comentários: