sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Chefchaouen - Marrocos

Apetece-me ir a Marrocos. Apetece-me conhecer as cidade Património Mundial e também esta cidadezinha azul. Depois de ver algumas fotos de lá, é impossível não querer ir visitá-la. A Celina diz que vale a pena e a julgar pelo que acabei de ver, acredito que sim. 
Tal como Tétouan, esta cidade também se situa no norte do país. 

Localizada nos contrafortes das montanhas do Rife, a cidade de Chefchaouen (ou Chaouen) possui paisagens maravilhosas e uma arquitectura bem diferente de tudo que você já viu. As suas ruazinhas e vielas pintadas de azul, chamam atenção dos turistas e fazem com que a cidade seja uma das mais visitadas de todo o país.

VISIUM societé d'imagerie
Fundada em 1471 pelo povo berbere para barrar a expansão dos portugueses no continente africano, a cidade virou refúgio para judeus, que começaram a abrigar-se nas terras em 1930. 
Há quem diga que as fachadas das casas são azuis para espantar os mosquitos. Mas a história verdadeira é outra. Os judeus começaram a pintar as casas para preservar uma antiga tradição, acontece que os corantes azuis, derivados de caracóis e mariscos, tingiam as vestes dos reis do Antigo Testamento. Logo, a cor azul tornou-se uma referência sagrada para a cultura religiosa.
Hoje, a população judaica de Chefchoauen não é tão numerosa como antigamente. Mas ainda assim, a cidade moderna preserva os atributos da antiga: praticamente todos na cidade ainda seguem essa tradição e, frequentemente, renovam a pintura de suas casas. - in: http://www.guiaviajarmelhor.com/chefchaouen-a-cidade-azul-em-marrocos/

Sem comentários: