segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Castelo de Gediminas - Lituânia

Não comprei muitos postais na Lituânia, eram caros, mas dos que comprei, nenhum era do castelo e nem sequer vi nenhum. Graças à Evelina e à Auksé agora tenho estes dois. 

Photo: Antanas Varanka
LT-653288, enviado pela Auksé. 
Diz-se que Castelo de Gediminas  foi construído quando o Duque da Lituânia, Gediminas, teve um sonho profético. Este pequeno mas poderoso castelo resistiu a  numerosos ataques cruzados. Agora Vilnius é impensável sem ele, e a torre do castelo tornou-se um símbolo não só da capital, mas também da Lituânia. Não é de estranhar que este edifício em tijolo vermelho, com vista para o magnífico panorama da cidade, seja uma das atracções mais visitadas de Vilnius. 

Photo: Laimonas Ciunys
É castelo é claramente visível a partir de qualquer lugar da cidade. O castelo foi mencionado pela primeira vez em 1323. Durante o reinado de Gediminas, o Castelo não era apenas um centro político do Grão-Ducado da Lituânia, mas também parte do complexo defensivo. 
A 1 de Janeiro de 1919, após a restauração do estado da Lituânia, a bandeira da Lituânia foi içada oficialmente pela primeira vez na torre do Castelo de Gediminas.

Sem comentários: