terça-feira, 31 de maio de 2016

Kuks - Rep. Checa

Kuks é uma aldeia na região Hradec Králové. A sua principal atracção é um complexo barroco com esculturas de Matthias Braun.

O grande complexo barroco no vale do rio Elba foi construído entre 1692 e 1724 por ordem de František Antonín Spork. Ele tinha grandes planos para aquele lugar, e gradualmente foi transformando o vale num resort de verão, que se tornou muito popular entre os nobres daquela época.  
Na margem esquerda do rio foi construído uma spa e várias outras infraestruturas, um teatro, um palácio, uma pista de corridas, uma biblioteca, casas de hóspedes, etc. No entanto, o spa foi perdendo importância e o seu destino foi selado após a sua morte de Spork. Hoje em dia restam poucos vestígios dos edifícios na margem esquerda do rio. 

Foto © Petr Toman
A margem direita do rio Elba é muito mais interessante. Em 1696, o conde Spork decidiu fundar um hospital para os antigos veteranos. O hospital, a Igreja da Santíssima Trindade e uma cripta foram construídos de acordo com o projecto do arquitecto italiano Giovanni Battista Alliprandi. O espaço monumental em frente  do hospital da igreja é decorado por esculturas feitas pelo escultor barroco Matthias Braun. As esculturas foram criadas entre 1712-1731 e retratam a Alegoria da religião e uma série de virtudes e vícios.
Hoje em dia, o complexo Kuks serve como um museu histórico, com exposições de arte barroca e desenvolvimento da medicina. É possível visitar a igreja, os jardins, o túmulo de Spork, bem como a farmácia barroca perfeitamente preservado, de 1743.

Photo by Lubomír IMLAUF
A três quilómetros de Kuks existe outro conjunto de esculturas de Matthias Braun. Este, contudo, é ao ar livre. A colecção de estátuas e grutas esculpidas no meio da floresta é um pouco estranha: eremitas, santos, corpos sem cabeça e outros.
Braun foi assistido por alguns membros da sua oficina, considerados dos melhores escultores barrocos da Boémia. 
Devido a várias circunstâncias, apenas uma parte do complexo sobreviveu e apesar dos rigores da natureza, este continua a ser um exemplo único da escultara barroca na Europa Central.
As esculturas que foram preservadas são a da Natividade e do Advento dos Três Reis, a Visão de St. Humberto, as figuras de São João Batista, dos eremitas Onofre e Juan Garinus, Maria Madalena, e o Poço de Jacob.  Estas 4 últimas são as esculturas apresentadas no postal.

Sem comentários: