quinta-feira, 19 de maio de 2016

Newgrange - Irlanda

Newgrange é um dos locais que faz parte do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na Irlanda. É um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da Irlanda. O local foi colocado na lista do Património Mundial em 1993 e eu visitei-o em Novembro do ano passado. 
Destes 4 postais só o último foi comprado por mim, os outros foram enviados pelo Brian, pela Claudia e pelo Seamus. 

  Foto: Liam Blake
Newgrange foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor.
Foi construído por volta de 3200 AC, durante o período Neolítico, o que o faz mais antigo do que Stonehenge e as pirâmides do Egipto.
Newgrange parece ter sido usado principalmente como túmulo. Foram encontrados restos humanos cremados de cinco indivíduos. O sol parece ter sido um importante elemento nas crenças religiosas do Neolítico. - in: wikipédia

 Photos by H. Rooney & M. Diggin
IE-42173, enviado pela Claudia.
Tem uma forma quase circular, um diâmetro com cerca de oitenta metros e cobre uma área com mais de quatro mil metros quadrados. O monte onde se encontra o monumento foi construído a partir de camadas de pequenas pedras e turfa e está rodeado por noventa e sete pedras grandes, conhecidas como kerbstones, algumas das quais estão elaboradamente ornamentadas com arte megalítica. Sobre as kerbstones está uma alta parede de quartzo branco. A grande laje que agora está encostada à parede no exterior da passagem foi originalmente utilizada para selar a passagem quando a construção do túmulo foi concluída. 

Photography by Tom Kelly
IE-114018, enviado pelo Seamus. 
A passagem de dezanove metros, que se estende ao longo de um terço do comprimento do monte, está forrada com lajes de pedra rugosas e leva até uma câmara em forma de cruz com um magnífico e íngreme telhado com seis metros apoiado em modilhões. Os recantos da câmara cruciforme estão decorados com espirais e contêm três maciças bacias de pedra, duas esculpidas em calcário e uma em granito, que os arqueólogos pensam ter outrora contido restos humanos cremados.
Calcula-se que o túmulo de Newgrange contenha cerca de duzentas mil toneladas de material e trezentos trabalhadores teriam demorado no mínimo entre vinte e trinta anos a construí-lo.

Newgrange atrai mais de duzentos mil visitantes por ano. Qualquer pessoa que deseje fazer uma visita por volta de 21 de Dezembro para testemunhar o magnífico solstício de Inverno pode ter de esperar muito tempo. Em 2005 houve cerca de vinte e sete mil candidatos para entrarem no túmulo nessa época do ano. Assim, a admissão na câmara funerária de Newgrange é feita por sorteio para os que pretendem presenciar o solstício de Inverno. Para esse fim é necessário preencher um formulário de candidatura, disponível na recepção do Centro de Visitantes de Brú na Bóinne, e no início de Outubro são sorteados cinquenta nomes, dez por cada manhã em que o túmulo é iluminado. São então atribuídos dois lugares a cada um dos afortunados cujos nomes foram premiados. - in: http://paradigmatrix.net/ciencia/arqueologia/newgrange-observatorio-templo-ou-tumulo/

Sem comentários: