domingo, 29 de maio de 2016

Nové Město nad Metují - Rep. Checa

O Emerich é um dos cerca de 10.000 habitantes de Nove Mesto nad Metují, uma cidade na região de Hradec Králové, no norte da República Checa, a poucos km's da fronteira polaca.
Todos estes postais do castelo local foram enviados por ele.

 O castelo de Nove Mesto nad Metují encontra-se no centro histórico da cidade e está localizado no canto oeste da principal praça. Foi construído em conjunto com a própria cidade, tendo a construção começado em 1501.
Após o incêndio da cidade em 1526, o proprietário do castelo, Jan Černčicky, vendeu a propriedade à família Pernštejn, que foi fazendo modificações no castelo seguindo os conceitos Renascentistas. 
A propriedade foi depois vendida aos Stubenberks. Após a rebelião de 1620, em que os Stubenberks tomaram parte do lado anti-imperialista, o castelo foi confiscado pelo imperador Ferdinando II.

Foto: Ivan Rillich
O castelo em si e os seus bens foram doados pelo imperador como recompensa pelo assassinato de certos nobres. Um nobre escocês, Walter de Leslie, ficou com o castelo. Sob o reinado da Casa de Leslie, o castelo recebeu suas mais extensas reformas. As alterações em estilo barroco feitas durante esse tempo permanecem até hoje.

Foto: Lubomír Imlauf
Em 1908 o castelo mudou outra vez de proprietários, e com os Bartons, sofreu mais alterações. Todo o projecto foi colocado nas mãos de arquitectos da Checoslováquia - Dusan Jurkovic e Pavel Janak. O castelo foi transformado numa residência moderna, decorado por renomados artesãos checos, designers e artistas do início do século 20. Embora incorporando os estilos modernos, como Art-Nouveau, Art-Deco, Cubismo e Funcionalismo, seu objectivo principal era a preservação e restauração de todos os elementos históricos. Além disso, o castelo foi equipado com muitas conveniências técnicas, canalização de água, aquecimento central, electricidade, telefones e um elevador monta-cargas. Graças a tudo isto, o castelo de Nove Mesto é um excelente exemplo da adaptação e transformação de monumento histórico. 
Os Bartons foram donos do castelo até 1948. Em seguida, foi colocado sob o controle do Estado e gerido pelo Estado Checo até 1991.
Em 1992, Josef Marian Barton-Dobenín, conseguiu de volta não só o castelo, mas também propriedades que pertenceram à família antes de 1948. Em 2013, seu filho, Joseph Michael Barton Dobenin, assumiu as propriedades da família e é o actual proprietário do castelo. 

Sem comentários: