sábado, 18 de junho de 2016

Chá do Sri Lanka

Embora beba chá quase todos os dias, não sou grande conhecedora do produto nem sou esquisita quanto à qualidade, sabores ou origens. No entanto sei que o chá é um dos mais importantes e conhecidos produtos do Sri Lanka. 
Quem certamente deve ter provado o chá de lá, foi a Ara que visitou o país recentemente. 

A produção de chá é uma das principais fontes de receitas do Sri Lanka. O país é o quarto maior produtor mundial de chá e emprega, directa ou indirectamente, mais de 1 milhão de pessoas.
A humidade, temperaturas frias e precipitação no planalto central do país proporcionam um clima que favorece a produção de chá de alta qualidade. A indústria foi introduzida em 1867 por James Taylor, um plantador britânico que chegou ao país em 1852.

Photography by Lasantha Lakmal
Uma grande parte dos mais de um milhão de cingaleses empregados na indústria do chá, são mulheres jovens. A idade mínima para trabalhar nas plantações é doze anos. As meninas que vão trabalhar nas plantações seguem os passos das suas mães, avós e irmãs mais velhas. 
No sistema de habitação das plantações, as mulheres e meninas não têm nenhuma privacidade dos trabalhadores do sexo masculino, o que as coloca em maior risco de assédio sexual.
A plantação de chá está estruturada numa hierarquia social e as mulheres, que muitas vezes consistem em 75% -85% da força de trabalho na indústria, estão no menor estrato social e são impotentes.
Como resultado da preocupação com os direitos das mulheres nas plantações no Sri Lanka, foram formados grupos de trabalho em todo o país que formam e educam em género, liderança e prevenção da violência contra as mulheres.

Sem comentários: