domingo, 12 de junho de 2016

Piran - Eslovénia

Mais um local a visitar na Eslovénia, Piran, uma cidades costeira no sudoeste do país, no golfo de Piran, no Mar Adriático. Faz fronteira com a Croácia a sul e com a Itália através do golfo de Trieste. 
Os postais foram enviados pela Ivana, pela Sanela e pelo Paulo.

 Photo by Janez Skok
Piran começou a desenvolver-se no século VII, quando foi mencionado em fontes históricas, pela primeira vez. Em 1283 Piran aceitou a autoridade de Veneza, que durou até a queda da República de Veneza em 1797. Depois caiu sob a autoridade da Áustria até 1918. No período entre as duas guerras mundiais pertenceu à Itália, depois à Jugoslávia e só depois à Eslovénia.

Foto © A. Kosmac
Até meados do século XX, o Italiano foi a língua dominante, mas foi sendo substituído pelo esloveno à medida que a demografia foi mudando.
A cidade tem muito arquitetura medieval, com ruas estreitas e casas compactas. Piran é o centro administrativo da região e uma das principais atracções turísticas da Eslovénia. 

Piran foi fortemente influenciada pela República de Veneza e Áustria-Hungria, por conseguinte, os monumentos são muito diferentes de outras partes da Eslovénia. As muralhas da cidade Piran foram construídas para proteger a cidade das incursões otomanas.

No centro da cidade encontra-se a Praça Tartini, com um monumento em memória de Giuseppe Tartini, um compositor e violinista, nascido em Piran e que desempenhou um papel importante na formação do seu património cultural. Em 1892, no 200º aniversário de seu nascimento, foi erguido um monumento em bronze em sua memória. A estátua domina a praça, com vista para a Catedral de São Jorge. 

Sem comentários: