sábado, 9 de julho de 2016

Kairouan - Tunísia

Kairouan, ou em português, Cairuão (não confundir com o meu nome Cairrão), é uma cidade do centro-nordeste da Tunísia. Foia primeira metrópole muçulmana do Magrebe, tem a reputação de ser o centro espiritual e religioso da Tunísia e por vezes é referida como a quarta cidade santa do Islão.
Apesar da transferência da capital política para Tunes no século XII, Kairouan continuou a desempenhar o papel de capital espiritual do Magrebe, com os seus treze séculos de cultura islâmica. A cidade foi inscrita pela UNESCO em 1988 na lista do Património da Humanidade.
O 1º destes postais foi enviado pelo Emerich e o outro comprei-o eu na Expo 98. 

Carte d'Or
O seu rico património arquitectónico inclui a Grande Mesquita, com belas portas talhadas em madeira e arabescos de estuque e as 400 colunas de mármore e pórfiro da sala de orações, com inscrições fenícias, romanas e árabes e a Mesquita das Três Portas, entre outras. A almedina, com as suas muralhas imponentes e portas monumentais, abriga belas mesquitas, um antigo poço e centenas de lojas onde as famosas carpetes de Kairouan, de lã pura, são tecidas e vendidas, para além do artesanato em cobre, latão e couro e dos trajes tradicionais, a jebba e o burnous, com ou sem ricos ornamentos. - in: wikipédia

A cidade é conhecida como "a cidade das 50 mesquitas", o Mausoléu de Sidi Sahad, também conhecido como Mesquita do Barbeiro, é uma delas. Na verdade trata-se de uma zauia, um edifício religioso, localizado no interior das muralhas da cidade. Foi construído por Muradid Hammuda Pasha Bey (mausoléu, cúpula e pátio) e Murad II Bey (minarete e madrasa). A sua forma actual data do século XVII.
A mesquita é o local de veneração de Abu Zama' al-Balaui, um companheiro do profeta Maomé, que segundo a lenda, guardou para si três pêlos da barba de Maomé, daí o nome da mesquita. O sepulcro é acessível através de um claustro decorado com cerâmicas e frescos. 

Sem comentários: