quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Climats das vinhas da Borgonha - França

Se o Óscar não tivesse dito, talvez não chegasse à conclusão de que Beaune faz parte de um Património Mundial. Ele disse para gloogar e assim fiz. Desde o ano passado, Beaune é um dos locais que entraram para a lista da UNESCO com o nome Climats das Vinhas da Borgonha. Esta paisagem cultural é composta por dois elementos: o primeiro cobre as parcelas vitícolas, as unidades de produção associadas, as aldeias e a cidade de Beaune. Esta primeira componente representa a dimensão comercial do sistema de produção. A segunda componente é o centro histórico de Dijon que materializa o impulso político dado à formação do sistema dos climats. O sítio classificado é um exemplo notável de produção vitivinícola desde a Alta Idade Média. - in: wikipédia

Beaune situa-se no departamento da Côte d'Or no leste da França.
Beaune é um dos principais centros vinícolas da França e o leilão anual no Hospício de Beaune é o principal leilão de vinhos no país. 
À volta da cidade existem várias aldeias vinícolas enquanto que na cidade se encontram adegas e outras instalações de vários produtores de vinho. Dada à sua importante história e património cultura, Beaune é considerada a Capital dos Vinhos da Borgonha. 

Editions VALOIRE-ESTEL - BLOIS
O Hospício de Beaune ou Hôtel-Dieu de Beaune foi fundado em 1443 por Nicolas Rolin, chanceler da Borgonha, como um hospital para os pobres. O prédio do hospital original, o Hôtel-Dieu, é um dos melhores exemplos da arquitectura francesa do século XV. Agora é um museu.

Sem comentários: