quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Igreja de Stª Maria - Marvão

Hoje em dia é raro receber postais todos os dias e também é raro receber muitos postais num só dia, no entanto, há dias, raros, muito raros, em que os postais são tantos que nem cabem na caixa. A semana passada aconteceu algo assim. O Paulo enviou-me um envelope cheio de postais, não os contei mas deviam ser entre 100-150. Imagino que o carteiro tenha tocado à campainha para os entregar. Desses postais todos irei mostrar apenas alguns e começo com este da Igreja de Santa Maria em Marvão.

Fotografia de João José Bica * Edição da CMM
Existem referências à paróquia de Santa Maria desde 1321, altura em que foi entregue à Ordem do Hospital, liderada pelo Priorado do Crato nesta região alentejana.
A igreja foi construída perto do Castelo, em estilo gótico. Foi remodelada durante o séc. XVII, facto que testemunha a expansão demográfica que a vila atingiu e que não se voltou a repetir até aos nossos dias, conservando intemporalmente as suas características medievais.
Transformada em Museu Municipal, em 1987, ainda podemos reconhecer a função religiosa na estrutura e numa capela do séc. XVIII, revestida de painéis de azulejo figurativos e com um altar de talha barroca.
No espaço museológico, encontram-se peças arqueológicas encontradas nas proximidades e peças etnográficas que ajudam a fazer a leitura histórica de Marvão. Destaca-se o núcleo dedicado às crenças populares e mezinhas, que ainda hoje se encontram e praticam nesta região. - in: https://www.visitportugal.com/pt-pt/print/poi/138213

Sem comentários: