segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Jet d'Eau, Genebra - Suiça

Há uns anos estive em Genebra, o Jet d'Eau foi das poucas coisas que vi, aliás, não me lembro mesmo de mais nada. Nenhum destes postais foi enviado por mim. O 1ª foi enviado pelo Óscar, o 2º por um ex-primo e o terceiro já não tenho a certeza mas talvez também tenha sido o tal ex-primo. 

 © photoglob Zürich
O Jet d'Eau é uma grande fonte em Genebra e uma das maiores fontes do mundo. É um dos mais famosos marcos da cidade, sendo apresentado no site oficial de turismo da cidade na web e no logótipo oficial de Genebra durante o Euro 2008.
Situado na rade de Genebra, no ponto onde termina o lago de Genebra e recomeça o rio Ródano, é visível em toda a cidade e do ar, mesmo quando voando sobre Genebra a uma altitude de 10 quilómetros.

Quinhentos litros de água por segundo são jorrados a uma altitude de 140 metros por duas bombas de 500 kW, operando com 2.400 V, consumindo mais de um megawatt de electricidade. A água sai do bico a uma velocidade de 200 km / h. Quando estiver em operação, em determinado momento, existem cerca de 7.000 litros de água no ar. Os visitantes mais distraídos podem levar um banho depois de uma ligeira alteração na direcção do vento.

O primeiro Jet d'Eau foi instalado em 1886 no Edifício das Forças Motrizes, antiga Fábrica da Coulouvrenière, um pouco mais a jusante da sua localização actual. Foi utilizado como uma válvula de segurança para uma rede energia hidráulica , podendo atingir uma altura de cerca de 30 metros. Em 1891, o seu valor estético foi reconhecido e foi movida para sua posição actual para comemorar o Festival de Ginástica Federal e do 600º aniversário da Suíça, ocasião em que ele foi operado pela primeira vez. A sua altura máxima foi de cerca de 90 metros. - in: wikipédia
O actual Jet d'Eau foi instalado em 1951 numa estação de bombeamento parcialmente submersa bombeando de água do lago, em vez de água da cidade. 

Sem comentários: