segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Monte San Giorgio - Itália

O postal anterior não foi o único de um novo local UNESCO que a Marina me enviou. Recebi também este do Monte San Giorgio, um local partilhado entre a Suiça e a Itália. Da Suiça já tinha um postal, agora tenho também da Itália.

Em 2003, a UNESCO reconheceu a singularidade geo-paleontológica do Monte San Giorgio, entrando o lado suíço da montanha na Lista do Património Mundial. Entre as razões que levaram à nomeação, o Monte San Giorgio é identificado como o melhor testemunho da história geo-paleontológica no ambiente marinho que datam de 247 a 235 milhões de anos atrás, que, através de milhares de fósseis encontrados nos últimos dois séculos, permitiu estudar em detalhe a evolução de muitos grupos de organismos marinhos.

© Jacques Perler
Desde 2 de Agosto de 2010, também o lado italiano do Monte San Giorgio entrou na lista da UNESCO do Património Mundial.
A sequência fossilífera do Monte San Giorgio é reconhecida como a melhor do mundo, especialmente para o estudo dos vertebrados marinhos do Triássico Médio. Ela nos diz que o ambiente na época era a de uma lagoa tropical profundo complexo de algumas dezenas de metros, entre grandes plataformas de carbonato cobertas por alguns metros de água, e o mar aberto.
Pequenas ilhas baixas, que pontilham a plataforma de carbonato e extensa massa de terra encontram-se um pouco mais longe para o oeste. Este ambiente complexo permitiu-nos ter os restos de organismos marinhos e também modo de vida dos anfíbios, bem como os mais raros organismos terrestres, incluindo algumas plantas e insectos.

Sem comentários: