sábado, 20 de agosto de 2016

Os Amantes de Teruel - Espanha

Segue-se uma história de amor, daquelas bem infelizes e com final trágico. A história de Diego e Isabel está para a Espanha como a de Pedro e Inês está para Portugal. Tendo dito isto, vamos lá saber o que se passou a este casal, cujos supostos restos mortais se encontram nestes túmulos, na Igreja de São Pedro em Teruel.
O postal foi enviado pela Gemma.  

A lenda dos Amantes de Teruel terá acontecido no século XIII em Teruel. 
Na cidade existiam duas famílias importantes e ricas, os Marcillas e os Seguras. Diego era um Marcilla e Isabel uma Segura.
Os dois apaixonaram-se ainda na infância mas quando já estavam em idade de casar, a família de Diego estava a viver tempos difíceis. O pai de Isabel, sendo o homem mais rico de Teruel, proibiu o casamento. Diego, no entanto fez um acordo com o pai de Isabel, ele deixaria Teruel durante cinco anos para tentar construir sua fortuna e se fosse bem sucedido ao fim desses 5 anos voltaria para casar com Isabel.  
Durante 5 anos não se ouviu falar de Diego e no diz em que se completavam os 5 anos, o pai de Isabel casou-a com Dom Pedro de Azagra de Albarracín.

Ediciones Sicilia S. A.
Logo após a cerimónia do casamento ouviu-se alguma confusão numa das portas da cidade. Os vigias informaram que Diego Marcilla voltava com grandes riquezas e com a intenção de se casar com Isabel. Diego não tinha contado o dia em que fez o acordo com o pai de Isabel enquanto este tinha. 
Diego correu para os pés de Isabel e pediu-lhe para casar com ele. Isabel recusou, pois era impossível; ela já havia se casado. Em seguida, Diego pediu apenas um beijo mas Isabel recusou.
Ao ouvir isto Diego não conseguiu superar a separação entre ele e seu amor, e com um suspiro ele morreu nos pés de sua amada Isabel. No dia seguinte, durante o funeral de Diego Marcilla, Isabel apareceu vestida com o seu vestido de casamento. Isabel avançou pela igreja e deu um beijo ao homem que tinha recusado mas ao fazê-lo Isabel morreu, caindo prostrada no corpo do homem que ela amava.

As duas mortes causadas por amor inspiraram os cidadãos de Teruel e eles exigiram que os dois fossem enterrados lado a lado, de modo que, pelo menos na morte eles pudessem estar juntos. Este pedido foi concedido pela igreja. A fama do casal logo se espalhou através da Espanha e em 1560 suas múmias foram exumadas e colocadas nos túmulos onde agora se encontram.
Os túmulos são esculpidos em mármore e têm os escudos das famílias Marcilla e Segura, mas a parte mais atraente dos túmulos são as tampas: numa Diego, forte e bonito, na outra Isabel, radiante e ainda mais bonita, ambos estendendo o braço um ao outro mas sem se chegarem a tocar.
De acordo com o professor Antonio Beltrán, a lenda cresceu quando duas múmias foram encontradas na Igreja de San Pedro em 1555; e acredita-se que eram Diego Marcilla e Isabel Segura, os amantes.

Sem comentários: