quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Pont du Gard - França

A 1ª vez que recebi um postal da Pont du Gard foi em 2008 (enviado pelo Bruno), em Abril recebi um outro postal de lá, um oficial. Gosto bastante de aquedutos, património construído pelos romanos, imagino-me a passar um bom bocado aqui.

Em 1985, a UNESCO inclui este excepcional monumento francês na lista do Património da Humanidade. Em 2004, depois em 2010, o ministério francês do ambiente e do desenvolvimento sustentável atribui a etiqueta Grand Site de France pela qualidade do Parque natural que rodeia o monumento.


Editions MERIDIONALES
FR-685162, enviado pelo David.
A Pont du Gard é uma ponte-aqueduto construída pelos Romanos no Séc. I da nossa era. É excepcional pelas suas dimensões, pois com os seus 49 metros de altura é a ponte antiga mais alta do mundo. É constituída por 3 filas de arcos sobrepostos (6 arcos no primeiro nível, 11 arcos no segundo nível e 47 arcos na origem), o que constitui igualmente um feito raríssimo para a época. Cerca de um milhar de homens trabalhou neste estaleiro colossal concluído em apenas 5 anos!
Finalmente é notável pelo seu excelente estado de conservação que o leva actualmente a ser admirado como uma obra-prima do génio criador humano. 

Construído cerca de 50 AC, nos reinados de Cláudio ou de Nero, o aqueduto ao qual pertence a Pont du Gard alimentou durante 5 séculos a cidade de Nîmes com água sob pressão, em grande quantidade. A cidade romana, a antiga « Nemausus », conheceu no século I um desenvolvimento tão grande que decidiu dotar-se de um aqueduto, à semelhança de Roma, capital do modelo para todo o império romano. Este feito deu à cidade (que contava então com 20 000 habitantes) um novo prestígio: fontes, termas, água corrente nas ricas residências, salubridade das ruas contribuem para a aprovação e o bem-estar da cidade. Graças a uma inclinação média de 25 cm por quilómetro, entre os mais fracos realizados nesta época, o aqueduto conduzia por gravidade 30 000 a 40 000 m3 de água corrente por dia, desde uma fonte situada em Uzès, a uma distância de 50 quilómetros até Nîmes. - in: http://pontdugard.com/pt/pont-du-gard/historia-de-uma-ponte-notavel

Sem comentários: