quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Catedral de Antuérpia - Bélgica

A catedral de Antuérpia é das catedrais mais impressionantes que já vi. Estive em Antuérpia há quase 5 anos, a Raquel esteve lá o mês passado para participar em mais um encontro Postcrossing. Ela enviou-me o 1º destes postais, o 2º é um oficial e o 3º comprei-o eu lá. 

Construída entre 1352 e 1521 como um dos edifícios mais altos do mundo, majestosa catedral de Antuérpia ainda domina o horizonte da cidade. No interior existem telas magníficas pintadas por Rubens.
ACatedral de Nossa Senhora é uma obra-prima de renda em pedra.

© Belgium Heritage
Iniciada em 1352, é um dos mais belos edifícios góticos da Europa. A igreja, que se tornou uma catedral em 1559 substituiu uma igreja românica construída no século XII. Os últimos vestígios daquela igreja foram demolidos em 1481.
O projecto da catedral de Antuérpia é atribuído a Jean Appelmans, também conhecido como Jean Amel de Boulogne, embora a construção tenha sido provavelmente liderada por De Waghemakere. 
O coro e da nave foram construídos pela primeira vez entre 1352 e 1411. A parte dianteira ocidental foi construída mais tarde, entre 1422 e 1474.

  © Verlag & Design Simon Sauer
BE-163211, enviado pela Hildegarde.
A última parte, a torre, foi concluída em 1518. Das duas torres planeadas, apenas uma foi construída. A parte octogonal da torre, construída entre 1501 e 1507 foi desenhada por Herman de Waghemakere. Dentro da torre existe um carrilhão com quarenta e sete sinos. O pináculo actual foi construída por Domien de Waghemakere, Antoon Keldermans II, e Rombout Keldermans entre 1508 e 1518.

A catedral foi a estrutura mais alta naquela região durante vários séculos. Mesmo agora, com os seus 123 metros de altura e em parte devido a restrições de altura em Antuérpia, ainda é o edifício mais alto da cidade. 
Como exemplo das aspirações de Antuérpia, na sua Idade de Ouro, o imperador Carlos V lançou a primeira pedra de um aumento significativo, três vezes o tamanho do actual, o que a tornaria o maior edifício na terra. Danos causados pela água resultante de um incêndio grave na nave, em 1533, que destruíram o tecto e os móveis góticos, impediram a construção deste projecto megalomaníaco.

Sem comentários: