sábado, 1 de junho de 2019

Reichstag - Alemanha

O antigo edifício do Reichstag é a sede do Parlamento Alemão (Deutscher Bundestag). Trata-se de um edifício histórico com aspecto de templo clássico, cuja construção terminou em 1894, coroado por uma grande cúpula moderna que se pode visitar. 

© KARTENEDITION PAWLOWSKI SOUVENIRS & POSTKARTEN BERLIN
AT-298953, enviado pela Leni.
 Ao longo do século XX sofreu vários danos. Em 27 de Fevereiro de 1933, em circunstâncias misteriosas, o Reichstag sofreu um incêndio que destruiu parte do seu interior e a cúpula. 
O edifício, que nunca foi totalmente reparado desde o incêndio, foi ainda mais danificado por ataques aéreos. Durante a batalha de Berlim em 1945, tornou-se um dos alvos centrais para o Exército Vermelho  devido a seu significado simbólico.

Depois de ser destruído na guerra, foi reconstruído entre 1961 e 1971 mas seguindo uma forma simplificada sem a cúpula, de acordo com planos de Paul Baumgarten. Após a reunificação alemã, o Bundestag alemão decidiu usar novamente o edifício como sede do Parlamento.

Foto: DBT/Axel Hartmann 

DE-8244588, enviado pelo Andreas.
Entre 1994 e 1999, o Reichstag foi redesenhado e expandido pelo arquitecto britânico Sir Norman Foster como um edifício do Parlamento moderno, mantendo suas dimensões extensas e históricas. A cúpula de vidro acessível, que inicialmente gerou muita controvérsia, tornou-se desde então um dos marcos de Berlim.

Sem comentários: