sábado, 10 de dezembro de 2016

Bufo-pequeno

Nem todos os meus postais da Suiça são enviados pelo Óscar mas nos últimos anos a maior parte deles têm sido de facto enviados por ele. Cá está mais um.
Esta criaturinha de olhos esbugalhados é um bufo-pequeno que também se encontra cá em Portugal, embora seja difícil de observar.  Apesar de não ser raro, o bufo-pequeno é uma ave muito discreta e não se conhecem locais onde a sua ocorrência possa ser considerada regular. Observar esta espécie constitui assim um verdadeiro desafio para qualquer observador de aves.

Photo: Bernard Bellon
O bufo-pequeno é do mesmo tamanho que a coruja-das-torres, sendo contudo bastante mais escuro que esta espécie.Os olhos cor-de-laranja e os pequenos tufos (vulgarmente designados "orelhas") permitem identificá-lo facilmente e distingui-lo de outras rapinas nocturnas do mesmo tamanho (a coruja-do-mato tem os olhos negros e não tem "orelhas", a coruja-do-nabal tem os olhos amarelos).
As vocalizações também são características. O canto dos machos, pouco frequente, parece um "bufar", enquanto que os sons emitidos pelas crias, audíveis a grande distância, fazem lembrar um miar. - in: http://www.avesdeportugal.info/asiotu.html

Sem comentários: