terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Gradara - Itália

Gradara é uma localidade italiana da região dos Marche, Província de Pesaro e Urbino. Faz parte da rede das Aldeias mais Bonitas de Itália.
O centro histórico é caracterizado por uma linha dupla de muralhas medievais e pelo castelo, um dos mais bem preservados da Itália.
Estes postais foram enviados por Alessandro e pela Chiara.

© Photo by Shutterstock NY
O Castelo de Gradara é uma fortaleza medieval protegida por duas muralhas, a mais externa estende-se por quase 800 metros. Particularmente impressionante é a vista da fortaleza e a aldeia histórica subjacente à noite. O castelo é um dos monumentos mais visitados da região e é palco de eventos museológicos, musicais e artísticos. Gradara foi, por posição geográfica, desde os tempos antigos uma encruzilhada de trânsito e pessoas: durante a Idade Média a fortaleza foi um dos principais teatros de confrontos entre milícias leais ao papado e as turbulentas famílias Romagna e Marche.

Situado a 142 metros acima do nível do mar, com a República de São Marino, Rimini e Carpegna no fundo, Gradara representa uma extraordinária combinação urbana e arquitectónica. Segundo a lenda, o castelo foi palco da famosa e trágica história de amor de Paolo e Francesca, apanhados nos braços um do outro e mortos por Gianciotto, o marido de Francesca. Esta história de amor foi imortalizada por Dante na sua Divina Comédia.
O Castelo Gradara remonta ao período entre os séculos XI e XV. Sua história está ligada às infames quezílias entre as famílias Malatesta e Montefeltro. Este conflito de longa data só parou depois do controle do castelo ter caído nas mãos da família Sforza. Foi Dante, no entanto, que interveio com a sua Divina Comédia, tornando o castelo o local para o conto de Paolo e Francesca e assim transformando o castelo para sempre num símbolo de amor.

Sem comentários: