sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Hôtel des Invalides, Paris - França

Por que é que eu ainda não fui a Paris? Para dizer a verdade, não sei bem mas a verdade é que nunca esteve e nem está no top da minha longa listinha de lugares a visitar. Hei-de ir um dia.
A Susana esteve lá em Outubro de 2011 a comemorar o seu aniversário, très chic!! O Damien não sei bem quando lá esteve mas também me quis enviar um postal do Hôtel des Invalides. 

 Editions A. Leconte
No oceano de telhados de Paris há uma cúpula dourada que constitui um dos pontos de referência da paisagem parisiense. Trata-se da cupúla do Hôtel National des Invalide ou Palácio dos Inválidos, que abriga o Museu do Exército, criado em 1905, o Museu da Ordem da Liberação e a Galeria Real dos Planos-relevo. 
Situado na margem esquerda do rio Sena e da ponte Alexandre III, o palácio foi construído em 1670 a pedido de Luís XIV, com o intuito de acolher os soldados inválidos ou velhos demais para servir. Era ao mesmo tempo, hospício, caserna, convento, hospital e fábrica, e mais tarde erigiu-se aí a Igreja São Luís ou "Igreja dos Soldados" com uma cúpula de 107 metros de altura, que se tornou o panteão militar. É na cúpula que se encontra o célebre Túmulo de Napoleão I, de seu filho Napoleão II e a sepultura de militares célebres (Turenne, Vauban, Foch...). Aí, podem-se ver, pendurados à abóbada segundo uma tradição antiga, as bandeiras e os estandartes tomados dos inimigos. 

Photo © Paris - Musée de l'Armée, Dist. RMN - Grand Palais / Emilie Cambier
O museu conserva 500.000 objectos: colecções de armas, armaduras, artilharia, uniformes, emblemas e quadros. 
 Em 1989, por ocasião do bicentenário da Revolução Francesa, a cúpula recebeu um novo revestimento dourado com o auxílio de 550.000 folhas de ouro (mais de 10 quilos de ouro). Foi a quinta vez desde a sua criação.

Sem comentários: