sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Museu de Arquitectura Popular e Vida Rural em Lviv - Ucrânia

Estas duas belas igrejas de madeira podem ser visitadas no Museu de Arquitectura Popular e Vida Rural perto de Lviv. Este museu ao ar livre que contém 120 monumentos da arquitectura popular, incluindo seis igrejas de madeira. Estas duas representam as igrejas de madeiras dos Boykos e Lemkos, duas etnias dos Cárpatos. 

A igreja de madeira de São Nicolau foi a primeira estrutura na colecção do museu. Foi originalmente construída em 1763 na pequena aldeia de Kryvka e foi transferida para o museu em 1930.
Hoje em dia esta igreja é a atracção principal do museu e um belo exemplo das igrejas de madeira dos Boyko. As igrejas Boyko são identificáveis por um plano de construção com três cúpulas em que a mais alta é a central.

Não foi fácil identificar esta igreja e não tenho a certeza de estar certa mas esta talvez seja a Igreja de São Vladimir e Santa Olga, uma cópia de uma igreja datada de 1831 na aldeia de Kotány. Foi construído graças às doações das comunidade de Lemkos nos EUA, Canadá e Lviv.
O que distingue o estilo arquitectónico das igrejas Lemko, em oposição às Boikos, é que a cúpula mais alta se situa na entrada da igreja e não no centro.

Sem comentários: