quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Deserto do Namibe - Namíbia

Dois dos meus três postais da Namíbia são deste deserto, o Namibe.
O 1º postal foi enviado pelo Andrzej e o 2º pela Sandra. 

Mark Van Aardt Photography ©
 O Deserto do Namibe é um deserto situado na Namíbia e no sudoeste da Angola. O nome namib, tem a sua origem numa das línguas san locais, o khoekhoegowab, e significa "lugar vasto", o que faz jus à realidade já que de facto o deserto ocupa uma área de cerca de 80 900 km², estendendo-se por 1600 km ao longo do litoral do Oceano Atlântico no sul de Angola e na Namíbia. A sua largura leste-oeste varia de 50 a 180 kms.

Photo by Harald Mielke © ADMOS Verlags-AG
É considerado como sendo o mais antigo deserto do mundo, tendo permanecido em condições áridas ou semi-áridas há pelo menos 55 milhões de anos. A sua aridez é causada pela descida de ar seco arrefecido pela fria corrente de Benguela que passa na costa do Namibe podendo chegar a até 60 °C. Menos de 1 cm de chuva cai anualmente e o deserto é quase completamente estéril.
Embora o deserto seja na sua maior parte desabitado, há povoações em Sossusvlei próximos de um grupo gigante de dunas de areia, que ultrapassa os 340 m de altura e são as mais altas dunas de areia do mundo. - in: wikipédia

Sem comentários: