terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Machu Pucchu - Peru

É impossível ir ao Peru e não ir à sua atracção turística mais famosa, Machu Picchu.
Machu Picchu foi declarado um santuário histórico peruano em 1981, um Património Mundial da UNESCO em 1983 e em 2007 foi eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
Além do postal de Titicaca, a Ara também enviou um postal de Machu Picchu. O outro foi enviado por Veronika há alguns anos.

Fotografia: © Hennry Abanto
Inserido numa paisagem dramática no ponto de encontro entre os Andes peruanos e a Bacia Amazónica, o Santuário Histórico de Machu Picchu está entre as maiores conquistas artísticas, arquitectónicas e de uso da terra, e o legado tangível mais significativo da civilização Inca.
Construído no século XV, Machu Picchu foi abandonado quando o Império Inca foi conquistado pelos espanhóis no século XVI. Só em 1911 é que o complexo arqueológico foi dado a conhecer ao mundo exterior.
As cerca de 200 estruturas que compõem este excepcional centro religioso, cerimonial, astronómico e agrícola, estão situadas numa encosta íngreme, atravessadas por terraços de pedra. Seguindo um plano rigoroso a cidade é dividida numa parte inferior e superior, separando a agricultura de áreas residenciais, com uma grande praça entre os dois.

Até hoje, muitos dos mistérios de Machu Picchu permanecem sem solução, incluindo o papel exacto que pode ter desempenhado na compreensão sofisticada dos Incas de astronomia e domesticação de espécies de plantas selvagens.
A arquitectura maciça mas refinada de Machu Picchu mistura-se excepcionalmente bem com o ambiente natural deslumbrante, com o qual está intrinsecamente ligada. Numerosos centros subsidiários, um extenso sistema rodoviário e de trilhas, canais de irrigação e terraços agrícolas dão testemunho de um uso humano de longa data. A topografia acidentada que torna algumas áreas de difícil acesso, resultou num mosaico de áreas usadas e diversos habitats naturais. As encostas orientais dos Andes tropicais com os seus prados de "Puna" de altitude elevada e matas de Polylepis, as florestas de nuvem e as florestas de planície tropicais são conhecidas por abrigar uma rica biodiversidade e alto endemismo de significado global. 
Apesar do seu pequeno tamanho, a propriedade contribui para a conservação de um habitat muito rico e diversidade de espécies. 

Sem comentários: