domingo, 26 de março de 2017

Casamatas de Bock - Luxemburgo

Uma das coisas mais fixes que se podem fazem na cidade do Luxemburgo é visitas as casamatas. Bem, se não gostarem de lugares apertados e escuros, é melhor não irem. Eu gostei e recomendo.
O Luís passou pelo Luxemburgo há pouco tempo. Não se se visitou as casamatas mas enviou um postal de lá, ao qual junto um que eu comprei quando lá fui. 

Editions Gropalux
Em 963, o conde Siegfried construiu um castelo fortificado no promontório de Bock, que logo se tornaria o berço da cidade. Ao longo dos séculos, no lado ocidental, foram acrescentadas poderosas muralhas, que, no entanto, não impediram os burgúndios na sua tentativa de conquistar a cidade em 1443. 
As suas defesas foram reforçadas por três anéis fortificados com 24 fortes, 16 outras estruturas defensivas e uma rede única de 23 km de casamatas: estas não só podiam abrigar milhares de soldados e cavalos, mas também abrigavam oficinas, cozinhas, padarias, casas, etc. 
Esse fantástico complexo de cavernas fizeram com que o Luxemburgo um dia fosse conhecido como Gibraltar do norte. 

Em 1867, após a declaração de neutralidade do Luxemburgo, os militares retiraram-se da fortaleza e durante os 16 anos seguintes 90% das defesas foram demolidas. Em 1875, a superestrutura do Bock, uma construção tremenda, foi arrasada. Por sorte parte do complexo não pôde ser destruído ou afectaria a estrutura da cidade e foi preservado. Durante as duas guerras mundiais, as casamatas chegaram a abrigar 35,000 pessoas durante o alerta de bombardeamentos. 

Sem comentários: