quinta-feira, 30 de março de 2017

Sítio Arqueológico de Kernavé - Lituânia

Os postais dos últimos 2 posts mencionam uma futura viagem, estes 2 lembram uma viagem do passado. Faz em Setembro dois anos que fui à Lituânia e o Sítio Arqueológico de Kernavé foi onde passei a minha última manhã. Foi uma manhã muito bem passada. A única coisa que não correu bem foi não ter visto quaisquer postais, nem sequer no museu. Ainda bem que já tinha um enviado pelo Johnson. Este ano, no início do ano recebi outro postal, aliás, o postal do Sarunas foi i 1º postal oficial do ano. 

Kernavé situa-se a 35 kms de Vilnius. Foi uma das capitais medievais do Grande Ducado da Lituânia e hoje em dia é uma atracção turística bastante popular devido, principalmente, ao sítio arqueológico, que é Património Mundial da Humanidade desde 2004. 

Photo by Vaidas Jurgelis, 2015
LT-546985, enviado pelo Sarunas.
O Sítio Arqueológico de Kernavė, situado no vale do rio Neris, representa um excepcional testemunho de cerca de 10 milénios de permanência humana nesta região. 
O que salta logo à vista ao chegar ao local são as impressionantes colinas. Era precisamente esta a imagem que eu tinha do local. Existem 5 e subindo uns quantos degraus, podemos chegar ao topo de todas elas.
Estas colinas são colinas-fortaleza ou castros. Existem mais colinas destas no pais, a maior parte delas, perto de rios e que ao longo dos séculos foram adaptadas pelo homem para servir de habitação e defesa.
Estas 5 colinas formaram uma área defensiva quando Kernavé foi um importante centro do estado da Lituânia nos séculos XIII e XIV. 

As colinas tinham diferentes propósitos. Numa situava-se a casa do grão duque, os comerciantes e artesãos viviam noutra e as outras colinas assumiam um papel mais defensivo.
Em todas as colinas havia pequenos povoados formados por edifícios de madeiras, quintais e ruas delimitadas por cercas. Durante os séculos XIII e XIV terão vivido aqui cerca de 2000 pessoas. 
Embora a cidade tenha sido destruída pela Ordem Teutónica nos fins do século XIV, o local permaneceu em uso até os tempos modernos.
Para além das colinas, o local preservou  antigos vestígios agrícolas, sepulturas e outros monumentos arqueológicos que vão do Paleolítico recente até a Idade Média. 

Sem comentários: