sábado, 1 de abril de 2017

Bufo Real

Fico sempre satisfeita quando recebo um postal da série Fauna da Bielorrússia. Este estava nos meus favoritos e ainda lá tenho mais uns quantos, quase todos, desta série. O postal foi enviado pela Karina.

Este belo bufo real veio da Bielorrússia mas estas aves também se encontram em Portugal, sobretudo em áreas inacessíveis e de relevo relativamente acentuado, sendo as zonas mais remotas do interior aquelas onde o Bufo-real é mais comum. É mais frequente na faixa mais raiana de Trás-os-Montes, Beiras interiores, Alentejo e Algarve. 

O Bufo-real (Bubo bubo) pertence à Família Strigidae onde se incluem as aves de rapina nocturnas vulgarmente denominadas mochos e corujas. No entanto, esta espécie, com os seus 70 cm de altura, é a ave de rapina nocturna de maior porte em todo Mundo.
O Bufo-real tem uma distribuição muito alargada, ocorre na Europa e Ásia, nas zonas subárcticas e subtropicais, e no Norte de África.
Ocorre em regiões com pouca ocupação humana ou topograficamente inacessíveis, normalmente maciços montanhosos, vales rochosos e falésias litorais, sempre com presença de escarpas rochosos que constituem o seu abrigo e zona de nidificação. 
Os ninhos situam-se usualmente em fissuras, cavernas, ou em plataformas rochosas, protegidas por rochas salientes, arbustos, troncos e buracos de árvores ou até no solo, em zonas declivosas; e em edifícios antigos. Por vezes ocupa os ninhos de outras aves
O Bufo-real alimenta-se principalmente de mamíferos de pequeno e médio porte (ratos, ratazanas, lagomorfos e carnívoros), aves de tamanho médio, e com menor frequência aves de rapina, répteis, anfíbios, peixes e cadáveres.
Espécie monogâmica, a relação do casal é permanente. Ambos os progenitores cuidam das crias. - in:
http://covaodaponte.com/bufo-real

Sem comentários: