domingo, 13 de agosto de 2017

Castelo de Évoramonte

Há muitos, muitos anos li o livro "Uma Aventura em Évoramonte" e desde então sempre quis muito lá ir. Numa bela manhã de Junho, consegui finalmente realizar esse desejo. 
Há uns anos o Luís enviou-me um postal com a torre do castelo. Para assinalar a minha passagem pelo Alentejo, enviei para mim um outro postal com uma vista geral do castelo. 

Esta pequena aldeia alentejana, meio perdida no tempo (e ainda bem), apresenta um belo património, do qual se destaca o seu castelo e a sua curiosa torre quinhentista. 
O Castelo de Évora Monte será um dos raros castelos portugueses que alia características únicas: pelo conjunto arquitetónico que enquadra, pela excelência da paisagem que dele se pode desfrutar, mas também pela sua importância histórica — visto que foi lá o encontro dos generais que em 26 de maio de 1834 puseram fim à única mas sangrenta guerra civil que Portugal conheceu. - in: http://observador.pt/2014/10/07/evora-monte-o-castelo-da-paz/

Design: Luís Chimeno / Foto: Manuel Ribeiro
O castelo situa-se no cimo de uma colina com mais de 400 metros de altitude na parte mais ocidental da Serra d’Ossa. 
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, a povoação foi conquistada aos mouros pelas forças portuguesas comandadas pelo lendário Geraldo Sem Pavor, por volta de 1160, ocasião em que o castelo terá tido início. As suas defesas foram recuperadas por determinação de D. Afonso III (1248-1279), soberano que lhe outorgou o primeiro foral (1248), renovado em 1271. Estas tentativas de povoamento, entretanto, não parecem ter sido bem sucedidas, uma vez que seu sucessor, D. Dinis (1279-1325), ordenou a fortificação da vila (1306), dele nos tendo chegado a cerca e as portas. Com a ascensão de D. João I ao trono, o Castelo de Evoramonte e seus domínios passaram para a posse do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, vindo posteriormente a integrar os domínios da Casa de Bragança.

No início da Idade Moderna, D. Manuel I (1495-1521) concedeu Foral Novo à vila (1516), iniciando-lhe nova etapa construtiva. Ficando a torre de menagem do antigo castelo destruída pelo terramoto de 1531, no ano seguinte, sob a direcção do alcaide-mor, D. Teodósio de Bragança, é reedificado na forma de um Paço de inspiração renascentista italiana, com risco atribuído aos arquitectos Diogo e Francisco de Arruda. - in: http://terrasdeportugal.wikidot.com/castelo-de-evoramonte

Sem comentários: