terça-feira, 29 de agosto de 2017

Ilhas Lofoten - Noruega

A Ara esteve recentemente nas Ilhas Lofoten na Noruega e fui vendo algumas das suas fotos no FB. As paisagens, tal como se pode ver neste postal, são lindas. 

Lofoten é um arquipélago Norueguês situado no Círculo Polar Ártico aquele que, dos cinco grandes círculos de latitude que marcam a Terra, se localiza mais a norte. Caracteriza-se por um distinto e dramático cenário de montanhas e picos, imponentes fiordes a rasgar o mar, zonas em estado virgem, praias intocadas e baías abrigadas.

Foto: Aune Forlag / Ole P. Rorvik
Este território é considerado inóspito por muitos e desde os primórdios que foi ocupado apenas pelos mais bravos homens do mar: primeiro os Vikings e mais tarde, os pescadores de bacalhau, especialmente no Inverno quando o bacalhau migra do mar de Barents para o Sul e chega às ilhas Lofoten para desovar.
Apesar dos rigorosos invernos, devido à corrente quente do Golfo, o arquipélago tem um clima muito mais ameno do que outras partes do globo na mesma latitude. É essa localização que permite vivenciar duas das mais bonitas experiências que a Mãe Natureza tem para oferecer: o sol da meia-noite e as auroras boreais. - in: http://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/ilhas-lofoten-um-tesouro-escondido

Sem comentários: