segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Fatehpur Sikri - Índia

Há uns dias abri um tópico no forum do Postcrossing à procura de correspondentes e entre as respostas que obtive estava a da Aparna da Índia. Ela perguntou se para além de trocarmos cartas também podíamos trocar postais. Ora essa, claro que sim. Há dias chegou este de Fatehpur Sikri, uma cidade no noroeste da Índia. 

Reconhecido pela sua arquitectura excepcional, o Panch Mahal está situado perto dos bairros do harém, o que é adequado, pois funcionava como um palácio de prazer. Construído pelo Imperador Akbar, a arquitectura do Panch Mahal foi inspirada num templo budista. Akbar usou essencialmente o Panch Mahal para o seu relaxamento e entretenimento.
Totalmente em colunas, o Panch Mahal é composto por quatro andares construídos em tamanho decrescente. O piso térreo do edifício é composto por 84 pilares que suportam toda a estrutura. Inicialmente, os pilares tinham um jaali (telas) entre eles, que serviam como purdah (capa) para as damas reais enquanto estavam no terraço a desfrutar  da brisa e vistas de Fatehpur Sikri e cidades próximas. As vistas do pavilhão mais alto são esplêndidas, incluindo a do forte que fica à sua esquerda.

Sem comentários: