quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Pula - Croácia

O mês passado a Gemma viajou com o marido desde Espanha até à Itália, Eslovénia e Croácia. Esteve em lugares fantástico, alguns que eu própria quero visitar, especialmente na Eslovénia. Estes postais não são de lá, são da Croácia e apenas o 1º foi enviado pela Gemma, o outro foi enviado pelo Andrzej. 

 Pula é a maior cidade do condado da Istria, Croácia e a oitava maior cidade do país, situada na ponta sul da península de Istria. É conhecida pelos inúmeros edifícios romanos antigos, o mais famoso dos quais é a Arena Pula, um dos anfiteatros romanos mais bem conservados e seu belo mar. A cidade tem uma longa tradição vinícola, pesca, construção naval e turismo. Foi também o centro administrativo de Istria desde a época romana antiga.

Popularmente chamado de Arena de Pula, este anfiteatro foi construído no século I d. C., durante o reino do imperador Vespusiano. 
Tem uma planta elíptica, o eixo mais longo mede cerca de 130 metros e o mais curto cerca de 100 metros. As lutas de gladiadores ocorriam na área plana central chamada arena, enquanto os espectadores podiam sentar-se nas camadas de pedra ou ficar na galeria. Acredita-se que o Anfiteatro tinha capacidade para 20.000 espectadores. Calcário local foi usado para sua construção. Na Idade Média foi  local de torneios de cavaleiros e feiras.
Hoje em dia, é o local para vários eventos - o Festival de Cinema de Pula, vários concertos, ópera, ballet e competições desportivas. Actualmente a sua capacidade é de cerca de 5000 espectadores.
Toda semanas durante os meses de verão, a Arena volta a ter lutas de gladiadores como parte do espectáculo histórico e de entretenimento "Spectacvla Antiqva".
As passagens subterrâneas, antes utilizadas pelos gladiadores, hoje em dia acolhem uma exposição regular de viticultura e olivicultura na Istria nos tempos antigos. As exposições incluem reconstruções de máquinas usadas para a produção de azeite e vinho (moinhos, prensas, vasos) e ânforas usadas para armazenar e transportar azeite e vinho.

Sem comentários: