quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Gruta de Villars - França

Desde pequena que gosto de explorar e visitar grutas, a falta de espaço e luz não me fazem confusão nenhuma. O Damien também parece gostar. Há pouco tempo enviou-me um postal das grutas de Lascaux e há poucos dias chegou este da Gruta de Villars que ele visitou há umas semanas. 

Edition Christophe Levillain
A gruta de Villars situa-se no departamento da Dordonha, região da Aquitânia. Até hoje estão explorados cerca de 13 km de terreno.
O rio subterrâneo cavou enormes salas ligadas entre si por passagens, criando fantásticas paisagens naturais.
As pinturas pré-históricas foram descobertas em 1958. 
Há mais de 19000 anos atrás, os homens de Cro-Magnon andavam pelo maciço de Cluzeau. Esses homens pré-históricos desenvolveram um mundo cultural complexo que se expressou através da expressão artística.
Em Villars, os artistas pré-históricos usavam manganês (pigmento natural preto) que foi reduzido a um pó e combinado com um aglutinante. Algumas pinturas, como a rotunda dos cavalos, estão cobertas por um filme fino de calcite, dando-lhe a sua tonalidade azul específica. Para além de cavalos, também estão representadas cabras e búfalos, e uma das rara representação humana da arte pré-histórica.

Sem comentários: