sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Igreja de São Marcos - Zagreb

Quando estive em Zagreb não cheguei a ver esta igreja. Na altura nem sabia o que havia para ver em Zagreb mas agora tenho pena de não ter visto melhor a cidade. No entanto tenciono voltar à Croácia e a Zagreb, certamente que numa próxima visita não vou deixar de ir ver esta igreja. 

A Igreja de São Marcos, do século XIII, é um dos edifícios mais emblemáticos de Zagreb. O seu telhado de azulejos coloridos, construído em 1880, tem o brasão medieval da Croácia, Dalmácia e Eslavónia no lado esquerdo, e o emblema de Zagreb à direita.

Do período românico, no século XIII, quando foi originalmente construída, apenas uma janela na parede sul e a base do campanário são preservadas. Os arcos góticos e o santuário foram construídos na segunda metade do século XIV, quando a igreja obteve sua parte mais valiosa - o luxuoso portal sul gótico. Em termos de figuras, esse portal gótico é um dos mais belos na Croácia. Foi feito na oficina Parler, uma das mais famosas oficinas de escultura medieval. A parede do noroeste contém o mais antigo revestimento conhecido de Zagreb a partir de 1499.
A igreja foi completamente reconstruída na segunda metade do século XIX, com base nos projectos dos arquitectos vienenses Friedrich Schmidt e Hermann Bolle. Foi submetido a outra reconstrução na primeira metade do século XX. Naquela época, o famoso pintor Jozo Kljakovic (1888 - 1969) pintou as paredes, enquanto o altar foi decorado com obras do famoso escultor Ivan Mestrovic.

Sem comentários: