quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Mosteiro de Ferapontov - Rússia

Há locais UNESCO de onde é super difícil conseguir postais e há outros de onde não é assim tão difícil. Já conto com estes três postais do Mosteiro de Ferapontov, na lista do Património Mundial desde 2000.
Estes postais foram enviados pela Vera, pela Natalia e pela Alyona.

O Mosteiro de Ferapontov, no oblast de Vólogda, é considerado um dos mais belos exemplos da arte e arquitectura medieval russa e um dos mais bem preservados e completos complexos monásticos ortodoxos russos dos séculos XV-XVII, um período de grande importância no desenvolvimento do Estado russo e da sua cultura.

Foi fundado em 1398 por São Ferapont.
O mosteiro foi protegido e favorecido pelos membros da família de Ivan II.
O edifício mais antigo, a Catedral da Natividade da Virgem data de 1490. Em 1530 foi adicionada uma tesouraria, um refeitório e a Igreja da Anunciação.


Durante o Tempo de Dificuldades, foi um período da história russa entre 1598 e 1613, os polacos saquearam o mosteiro. Durante a reconstrução construíram-se as Igrejas de São Marciano, uma igreja barbacã e um campanário. Os sinos do campanário, que datam de 1638, e diz-se que são os mais antigos da Rússia.



Ao longo dos anos foi perderndo a sua importância religiosa e transformou-se num lugar de retiro para o clero. Depois disso já foi convento, foi encerrado pelos Bolcheviques e desde 1975 é um museu.
A arquitectura do mosteiro é notável pela sua criatividade e pureza das linhas. O interior é decorado pelas pinturas murais de Dionisy, o maior artista russo do final do século XV.

Sem comentários: