quarta-feira, 22 de novembro de 2017

PT RR - Grupo 90 * Surpresa

Tal como o nome do grupo diz, os postais enviados seriam uma surpresa, embora respeitassem os gosto de quem os iriam receber. O foram-no de facto. Obrigada à Ana, Joana, Luzia e Tiago. 

Photos: © Gérard Gsell & Pierre Péron
Este postal foi A surpresa deste grupo, não estava nada à espera de receber um postal de um local UNESCO em falta. Acho que dei pulos de contente. A Bacia Mineira de Nord-Pas de Calais entrou para a lista do Património Mundial em 2012.
Notável como paisagem formada ao longo de três séculos de extracção de carvão de 1700 a 1900, este local é composto por 109 componentes separados em mais de 120 mil ha. Possui poços de mineração (o mais antigo dos quais data de 1850), infra-estruturas de elevação, montes de escória (alguns dos quais cobrem 90 ha e com altura superior 140 metros), infra-estruturas de transporte de carvão, estações ferroviárias, propriedades de trabalhadores e aldeias mineiras, incluindo habitação social, escolas, edifícios religiosos, instalações de saúde e sociais, instalações da empresa, casas dos proprietários e gerentes, câmaras municipais e muito mais. 
O local testemunha a procura por cidades modelo de trabalhadores desde meados do século XIX até à década de 1960 e ilustra ainda um período significativo na história da Europa industrial. Documenta igualmente as condições de vida dos trabalhadores e a solidariedade a que deu origem.

Este postal é tão fofo. Não sei quem o criou mas fez um belo trabalho e reflecte bem o espírito do Postcrossing, unir o mundo através dos postais. Gostei muito. 

Este senhor de barbas brancas não é o Pai Natal à civil, é sim o Sr. Francisco Brennand, um artista plástico brasileiro conhecido sobretudo pelo seu trabalho como ceramista. 
As estátuas atrás dele são "Os Comediantes" e podem ser vista na Oficina Brennand no Recife. 

Mais um velhote, um carpinteiro em Estarreja. Este senhor fez-me lembrar o irmão do meu avô, o tio Eduardo que também era carpinteiro.  

Sem comentários: