terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Catedral de Aachen - Alemanha

Há uns tempos coloquei um postal da catedral de Aachen nos meus favoritos e a Ina, quem tinha enviado esse postal, perguntou-me se queria fazer uma troca com ela. Eu até já tinha outros postais da catedral mas este é bem mais bonito. 

© Schöning GmbH & Co. KG
A Catedral de Aachen foi merecidamente o primeiro Património Mundial da Alemanha a entrar para a lista da UNESCO, em 1978. Construída por volta de 790 a 800, a catedral tem importância universal para a história da arquitectura e da arte e é um dos grandes modelos da arquictetura religiosa. O local onde se encontra o túmulo de Carlos Magno foi também palco das coroações dos imperadores alemães durante 600 anos.

Quando Carlos Magno tornou Aachen o centro do seu império, por volta do ano de 800, ele pretendia que a cidade se tornasse uma nova Roma. A capela do palatinado imperial, "Kaiserpfalz" - a parte mais antiga da actual catedral - seria o centro religioso. Acredita-se hoje que a construção da monumental cúpula, com uma planta octogonal, durou apenas cerca de dez anos, uma obra-prima da arquitectura que reuniu harmonicamente os povos, por assim dizer, nas suas formas romanas orientais e ocidentais. Quando Carlos Magno morreu, em 814, a capela do Palatinado passou a abrigar o seu túmulo. Hoje, o seu sarcófago encontra-se no coro gótico, vizinho do trono imperial, conservado até hoje.

DE-992417, enviado pela Vanessa.
Um dos tesouros eclesiásticos mais importantes da Europa fica na câmara do tesouro, no claustro da catedral: relíquias valiosas da fase final da Antiguidade e da Idade Média. Entre outras preciosidades, é aqui que podem ser vistos o busto parcialmente dourado de Carlos Magno, assim como a Cruz de Lotar, que data de cerca do ano 1000 e que ainda hoje é apresentada aos fiéis, como objecto litúrgico, em ocasiões festivas especiais. 
Desde a Idade Média, a catedral ganhou cada vez mais importância como destino de peregrinações, devido aos objetos sagrados que abriga. Mas foram as coroações dos imperadores que colocaram Aachen no centro da política mundial repetidamente. Ali foram coroados mais de 30 imperadores alemães entre 936 e 1531 – num lugar que não poderia ser mais sagrado e, ao mesmo tempo, majestoso, e que torna inesquecível qualquer visita à antiga cidade imperial de Aachen. - in: http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/patrimonio-mundial-da-unesco/catedral-de-aachen.html

Sem comentários: