sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

8º Encontro de Natal

Se o Natal é quando o Homem quiser, um encontro de Natal é quando o pessoal do Postcrossing quiser e o ano passado foi em Novembro, exactamente um mês antes do Natal. Como dá para perceber por estes postais, o local escolhido foi Viana do Castelo. 
Neste encontro estiveram alguns dos suspeitos do costume, algumas caras novas e duas presenças internacionais. Quanto aos postais, foram enviados pelo Zé e pela Vanesa, pela Sofia, pela Inês e pelo Tiago. A Ninocas enviou um igual a este do Forte da Lagarteira, já enviado enviado o ano passado pela Inês. Obrigada a todos pela lembrança. 

desenho da autoria de Tiago Parreira
Este encontro teve direito a um postal personalizado. O Tiago inspirou-se nos lenços do namorados e o resultado foi este pelo postal. 
O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.
Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.
Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa. - in: wikipédia

www.modernistica.pt
A Sofia optou por esta versão ilustrada dos trajes minhotos. 

 www.modernistica.pt
Falando em trajes, o da noiva é um dos emblemáticos e bonitos trajes do Minho. Será que quando a Inês se casar vai usar um destes? ;)
O tecido preto confere a todo o traje a solenidade exigida ao próprio ritual do casamento ou às poucas ocasiões, excepcionais, em que ele era usado. Para assinalar esses momentos, a rapariga colocava ao peito todo o ouro que possuía, mostrando, assim, o seu poder económico. Ambicionado por todas as raparigas casadoiras minhotas, este traje era objecto dos maiores cuidados e desvelos, logo guardado na arca, após as raras aparições em público, para um dia ser doado à filha ou à neta, como se de uma jóia se tratasse. Por vezes, serviria este traje, ainda, uma última vez, como mortalha. 
Composto por casaca de tecido de seda preta lavrada, ajustada ao corpo, formando uma pequena aba na cintura e contando com decoração em bordados aplicados de vidrilhos, galão, e fita de cetim pregueada, tudo em preto, saia de tecido preto de lã, com barra em veludo ricamente bordada em vidrilhos, decorada na orla com aplicação de fita e tira de cetim pregueada, avental de veludo preto, decorado com bordados em vidrilhos, formando a coroa real no centro, enquadrada por motivos vegetalistas, algibeira entre o avental e a saia, em forma de coração estilizado, bordada com vidrilhos, lenço branco de tule bordado com fio de seda, meias rendadas brancas e chinelas pretas bordadas em branco. No peito, sobre o fundo negro da casaca, sobressaem os ouros tradicionais, e, nas orelhas, usa-se os brincos à rainha. A rapariga leva, ainda, em mãos, com delicado bordado a ponto de cruz com motivos de simbologia amorosa, a segurar o ramo de noiva, um lenço de amor. - in: http://folcloredeportugal.blogspot.pt/2008/09/traje-de-noiva-minho.html

Grupo MJF
Na Igreja Matriz de Viana já se devem ter casado muitas moças a usar o traje de noiva minhota.
A Sé de Viana, embora apresente uma estrutura maciça bem ao gosto da arquitectura românica, é sem dúvida uma obra influenciada pela estética gótica, tendo a sua construção sido iniciada nos alvores do século XV. O portal apresenta um arco ogivado recortado por três arquivoltas profusamente decoradas, que são suportadas por seis esculturas que representam outros tantos apóstolos (S. Pedro, S. Paulo, S. João, S. Bartolomeu S. Tiago e Santo André). Este portal, tanto a nível estrutural como temático, denota certas afinidades com os portais galegos, nomeadamente com o da igreja de S. Martin de Noya. - in: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/percursos-culturais

Sem comentários: