segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Ilha das Flores

Quando se pensa nas ilhas dos Açores, as primeiras que vêm à cabeça são certamente as de São Miguel, Terceira, Pico e Faial. Serão, talvez as mais visitadas e onde toda a gente quer ir. Já estive na Terceira, em São Miguel, no Faial e quero ir às outras todas. Se falarem com a Lurdes vai dizer para ir às Flores, segundo ela, a mais bela de todas a ilhas. A julgar por estes postais que me enviou há dias, paisagens deslumbrantes é coisa que não falta por lá.

© Fotografia: www.aerografica.pt
O que dizer desta imagem??! Estas lagoas, Branca, Negra, Comprida e Seca, são 4 das 7 lagoas inseridas na Caldeira das Flores.

© Fotografia: www.aerografica.pt
A Ribeira das Casas localiza-se no concelho de Santa Cruz das Flores. Tem origem a uma cota de altitude de cerca de 800 metros, nos contrafortes no Pico da Burrinha. Desagua no Oceano Atlântico junto à Ponta do Baixio, do cimo de uma falésia com cerca de 500 metros de altura.

© Fotografia: www.aerografica.pt
 O ilhéu de Monchique é um grande rochedo oceânico, com 30 metros de altura, situado em frente à costa oeste da ilha das Flores. É o ponto mais a Oeste de Portugal e, se o grupo ocidental dos Açores for considerado parte da Europa (ainda que esteja na Placa Norte-Americana) é também o ponto mais a Oeste do continente europeu. Na altura em que a navegação era feita com base nos corpos celestes este ilhéu de Monchique serviu como ponto de referência para acertar as rotas e verificar os instrumentos de navegação. - in: wikipédia

© Fotografia: www.aerografica.pt
A baía da Alagoa, localizada perto de um assentamento desabitado, é uma extensão natural da Ribeira da Alagoa, a ravina e vale que divide a costa.
A baía da Alagoa conjuntamente com os seus ilhéus e a Baixa do Moinho constituem uma reserva natural sendo um sitio de interesse comunitário, que inclui uma área de 100 metros em torno dos ilhéus da Alagoa, para a protecção da flora e fauna marinhas, e especialmente para a população de garajaus rosados e comuns. - in: https://www.geocaching.com/geocache/GC32C28_baia-da-alagoa-flores-acores

© Fotografia: www.aerografica.pt
Fajã Grande, ocupando uma área de aproximadamente 12,55 quilómetros quadrados, é uma das freguesias mais povoadas do concelho de Lajes das Flores. 
A sensivelmente 2 kms a norte da Fajã Grande fica situada uma pequena povoação que dá pelo nome de Ponta da Fajã. Esta povoação existe desde o século dezasseis. 

Sem comentários: