domingo, 6 de maio de 2018

Igreja de Temppeliaukio - Finlândia

Não, não aterrou um ovni em Helsínquia. Não parece mas aquela estrutura redonda é uma igreja. Pode ser uma das atracções da cidade mas a mim, que sou do tipo "quanto mais antigo melhor", não me convence. 

 FI-778971, enviado pela Outi.
A Igreja de Temppeliaukio é uma igreja luterana em Helsínquia, idealizada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen. A sua construção teve início em 1968, tendo sido terminada e inaugurada em 1969. Situada num bairro residencial, a maior parte da igreja é subterrânea. 

FI-116615, enviado pela Britta. 
Foi construída a partir de uma rocha maciça de granito, cujo interior foi extraído, para dar forma às paredes. A cúpula de cobre é praticamente a única parte da estrutura que é visível a partir do exterior.

Photo by Kaarlo Valkonen
FI-1650793, sent by Eero.
No interior, a igreja é circular, sendo as suas paredes de pedra despida. A iluminação é facultada por 180 pequenas janelas, que ligam a cúpula às paredes. Existe ainda uma varanda acobreada, que permite observar a igreja de cima para baixo.
O contraste entre os materiais naturais e os materiais feitos pelo homem e a configuração invulgar têm-na tornado um ponto turístico muito visitado. - in: wikipédia

Sem comentários: